“Planto flores no caminho para que não me faltem as

borboletas. Foram elas que me ensinaram que o casulo

não é o fim. É o começo."

Day Anne



2 de abr. de 2011

Meme Literário

Recebi da Malu, amiga do Blog Infinito Particular, um MEME LITERÁRIO que pede para que eu responda as perguntas abaixo. É um prazer, Malu, embora encontre bastante dificuldade nas escolhas – mas me sinto privilegiada pela chance de escolher novas indicações, uma vez que esta é a segunda vez que sou agraciada pelo Meme.

Malu quer saber:


EXISTE UM LIVRO QUE VOCÊ LERIA VÁRIAS VEZES SEM SE CANSAR?

Existem vários, mas pelo conteúdo de aprendizagem que oferece, propiciando mudanças definitivas, escolhi falar do “Amar ou Depender?”, do Walter Riso. Obtive resultados expressivos indicando-o. No âmbito pessoal, a cada releitura, um novo aspecto lampeja, oferecendo outro olhar para o tema relacionamentos, e mais compreensão e aprendizado.




SE VOCÊ TIVESSE QUE ESCOLHER APENAS UM LIVRO PARA LER PELO RESTO DE SUA VIDA QUAL ESCOLHERIA?

Que angústia escolher apenas um! Não consegui decidir-me, fiquei com uma tendência, porque sempre pode mudar, e isso me devolveu a paz...rs

O diálogo proposto na trilogia Conversando com Deus, de Neale Donald Walsch, favorece a jornada da alma, em estreita compreensão sobre inúmeros aspectos da vida, provocando intensa e profunda reflexão, transformando o homem ao apropriar-se de seu Eu, em densa conexão com o aspecto espiritual que rege a vida.





INDIQUE TRÊS LIVROS PREFERIDOS.

Tenho dezenas de favoritos, nada fácil esta escolha também. Escolhi pelo potencial que cada livro tem, de propiciar reflexões interessantes – e transformadoras.

O Efeito Sombra – Deepak Chopra, Debbie Ford e Mariane Williamson - desmistifica a negatividade do aspecto “escuro” que todos temos dentro de nós, mostrando como beneficiar-se da luz que surge ao identificar e aceitar cada comportamento sombrio – eles abrem portas para o oposto. Três autores enfocam o tema numa linguagem prazerosa e fluente.

O Poder do Agora, de Eckhart Tolle, mostra que, enquanto nos ocupamos de olhar sistematicamente para o passado e construímos planos para o futuro, deixamos de viver a única realidade que temos: o momento presente. Praticar o Poder do Agora é vivenciar os ciclos da vida livre do apego à ideia de permanência das coisas.

O Livro das Emoções, Reflexões Inspiradas na Psicologia e do Budismo Tibatano, de Bel Cesar, aborda temas que nos acometem no cotidiano, e que podem ser experienciados e vistos de uma forma mais compassiva, entendendo mais sobre si mesmo e comportamentos comuns que temos, como o medo, a raiva, as frustrações, e como a auto-estima pode ser influenciada a partir desses entendimentos. Também indica a meditação como prática para manter os estados positivos, informando sobre as ideologias orientais norteadoras de conceitos da psicologia.



Para finalizar, devo indicar blogs amigos para esta mesma tarefa. Por entender que o hábito da leitura nem sempre faz parte da vida das pessoas, deixo livre para aqueles que quiserem contribuir com suas indicações.


2 comentários:

Penélope disse...

Que maravilha poder fazer parte dessa partilha.
Vou com certeza participar de grande parte dessas suas leituras, Denise.
Adorei!
Um grande abraço e sempre grata pelo carinho e atenção

Denise disse...

Que bom Malu, essa troca é rica e agradável - eu gosto muito tb.

Uma ótima semana, bjos!