“Planto flores no caminho para que não me faltem as

borboletas. Foram elas que me ensinaram que o casulo

não é o fim. É o começo."

Day Anne



5 de mar. de 2011

O frasco de maionese e o café


Andando por aí, encontrei um lugar que Tece Sonhos. Claro que parei pra espiar, e fui logo ficando, porque sou apaixonada por esse universo feito à mão, como a Andreza apresenta seu Blog delicado e repleto de criações de patchwork. Espiando estas suas lindas produções e dicas, me deparei com um texto que já conhecia, e sabia que tinha recebido e guardado por aqui. Encontrei-o, e compartilho com vocês a sabedoria deste autor desconhecido, que deixa ensinamento profundo.




Um professor, durante a sua aula de filosofia, sem dizer uma palavra, pega num frasco de maionese e esvazia-o. Tirou a maionese e encheu-o com bolas de golf.

A seguir, perguntou aos alunos se o frasco estava cheio. Os estudantes responderam que sim. Então o professor pega uma caixa cheia de pedrinhas e mete-as no frasco de maionese. As pedrinhas encheram os espaços vazios entre as bolas de golf. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a dizer que sim. Então o professor pegou noutra caixa, uma caixa cheia de areia e esvaziou-a para dentro do frasco de maionese. Claro que a areia encheu todos os espaços vazios e uma vez mais o professor voltou a perguntar se o frasco estava cheio.

Nesta ocasião os estudantes responderam em unânime:
"- Sim!"

Em seguida o professor acrescentou duas xícaras de café ao frasco e claro que o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes nesta ocasião começaram a rir-se, mas repararam que o professor estava sério ao dizer-lhes:

“Quero que se dêem conta que este frasco representa a vida. As bolas de golf são as coisas importantes: a família, a saúde, os amigos, tudo o que você ama de verdade. São coisas que, mesmo se perdêssemos todo o resto, nossas vidas continuariam cheias. As pedrinhas são as outras coisas que importam, como: o trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é tudo o mais, as pequenas coisas. Se puséssemos primeiro a areia no frasco, não haveria espaço para as pedrinhas nem para as bolas de golf. O mesmo acontece com a vida.”

Se gastássemos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teríamos lugar para as coisas realmente importantes. Preste atenção às coisas que são cruciais para a sua felicidade. Brinque ensinando os seus filhos, arranje tempo para ir ao medico, aamore e vá com a sua/seu namorado(a)/marido/mulher jantar fora. Dedique algumas horas para uma boa conversa e diversão com seus amigos, pratique o seu esporte ou hobbie favorito. Haverá sempre tempo para trabalhar, limpar a casa, arrumar o carro. Ocupe-se sempre das bolas de golf primeiro, que representam as coisas que realmente importam na sua vida. Estabeleça suas prioridades, o resto é só areia...”

Porém, um dos estudantes levantou a mão e perguntou o que representaria, então, o café.

O professor sorriu e disse:

"O café é só para vos demonstrar que, não importa o quanto a nossa vida esteja ocupada, sempre haverá espaço para um café com um amigo.”

Autor desconhecido.




4 comentários:

Xipan Zéca disse...

Denise...

Muito lindo isso... Tá servida tomar um café comigo?

P.S. Saiba que podes acrescentar quase 1 litro de AGUA ainda neste pote... que seria representado como a pureza da sabedoria para gerir todos os outros materiais ali contidos.

Deussssssssskiajude
Beijo do a-mico Tatto

Denise disse...

Oiiii a-mico (pegou, atékinfim...rsrs)

Eu conheço outra metáfora bem parecida com esta que acrescenta a água, Tatto, unificando os elementos. E o café tá aceito, portanto, teje preso!...rsrs

Um bjo e ótimo carnaval!!!

Tecendo Sonhos disse...

Denise querida! Adorei a tua visita e vim te conhecer! Então quer dizer que você tece idéias! Muito legal, idéias são a chave para tudoooo!!Inclusive para sonhar!! hehhe
Adorei o teu cantinho e tuas mensagens! Muito obrigado pelo teu carinho no post e no comentário, tenho absoluta certeza que tomaremos muitos cafés juntinhas!!
Beijocas e boa folia pra vc também!! heheh
Andreza

Denise disse...

Andreza, que prazer te receber aqui, fique à vontade, este é um lugar de fazer amigos - que bom que vc chegou pra somar, certamente muitos cafés vamos saborear, entre letras e tecidos...tudo com muita cor e alegria!!

Um beijo de boas-vindas, querida!!