“Planto flores no caminho para que não me faltem as

borboletas. Foram elas que me ensinaram que o casulo

não é o fim. É o começo."

Day Anne



13 de jun. de 2010

Humildade X Orgulho


Você já deve ter ouvido muitas vezes a palavra humildade, não é mesmo?

Essa palavra é muito usada, mas nem todas as pessoas conseguem entender o seu verdadeiro significado. O termo humildade vem de húmus, palavra de origem latina que quer dizer terra fértil, rica em nutrientes e preparada para receber a semente. Assim, uma pessoa humilde está sempre disposta a aprender e deixar brotar no solo fértil da sua alma, a boa semente. A verdadeira humildade é firme, segura, sóbria, e jamais compartilha com a hipocrisia ou com a pieguice. A humildade é a mais nobre de todas as virtudes, pois somente ela predispõe o seu portador, à sabedoria real.

O contrário de humildade é orgulho, porque o orgulhoso nega tudo o que a humildade defende. O orgulhoso é soberbo, julga-se superior e esconde-se por trás da falsa humildade ou da tola vaidade. Alguns exemplos talvez tornem mais claras as nossas reflexões. Quando, por exemplo, uma pessoa humilde comete um erro, diz: "eu me equivoquei", pois sua intenção é de aprender, de crescer. Mas quando uma pessoa orgulhosa comete um erro, diz: "não foi minha culpa", porque se acha acima de qualquer suspeita. A pessoa humilde trabalha mais que a orgulhosa e por essa razão tem mais tempo. Uma pessoa orgulhosa está sempre "muito ocupada" para fazer o que é necessário. A pessoa humilde enfrenta qualquer dificuldade e sempre vence os problemas. A pessoa orgulhosa dá desculpas, mas não dá conta das suas obrigações e pendências. Uma pessoa humilde se compromete e realiza. Uma pessoa orgulhosa se acha perfeita. A pessoa humilde diz: "eu sou bom, porém não tão bom como eu gostaria de ser". A pessoa humilde respeita aqueles que lhe são superiores e trata de aprender algo com todos. A orgulhosa resiste àqueles que lhe são superiores e trata de pôr-lhes defeitos.O humilde sempre faz algo mais, além da sua obrigação. O orgulhoso não colabora, e sempre diz: "eu faço o meu trabalho". Uma pessoa humilde diz: "deve haver uma maneira melhor para fazer isto, e eu vou descobrir". A pessoa orgulhosa afirma: "sempre fiz assim e não vou mudar meu estilo". A pessoa orgulhosa não aceita críticas, a humilde está sempre disposta a ouvir todas as opiniões e a reter as melhores. Quem é humilde cresce sempre, quem é orgulhoso fica estagnado, iludido na falsa posição de superioridade.

O orgulhoso se diz céptico, por achar que não pode haver nada no universo que ele desconheça, o humilde reverencia ao Criador, todos os dias, porque sabe que há muitas verdades que ainda desconhece. A pessoa humilde compartilha suas experiências com colegas e amigos, o orgulhoso as guarda para si mesmo, porque teme a concorrência. Uma pessoa humilde defende as ideias que julga nobres, sem se importar de quem elas venham. A pessoa orgulhosa defende sempre suas idéias, não porque acredite nelas, mas porque são suas. Enfim, como se pode perceber, o orgulho é grilhão que impede a evolução das criaturas, a humildade é chave que abre as portas da perfeição.

Você sabe por quê o mar é tão grande? Tão imenso? Tão poderoso? É porque foi humilde o bastante para colocar-se alguns centímetros abaixo de todos os rios. Sabendo receber, tornou-se grande. Se quisesse ser o primeiro, se quisesse ficar acima de todos os rios, não seria mar, seria uma ilha. E certamente estaria isolado. Enquanto o sentimento de posse cria o medo da perda, o sentimento de zelo liberta e enaltece o espírito de quem é humilde. Humildade não é fraqueza ou submissão, mas sim um nobre respeito por todas as criaturas – o reconhecimento de que o próximo é alguém digno de consideração e merecedor das bem aventuranças que nos foram prometidas.

Jesus falou certa vez: “Bem aventurados os humildes e mansos pois eles herdarão a terra”.


Sem autoria conhecida.

16 comentários:

Anônimo disse...

Oi Denise,

Que texto esse... É para ser lido e relido...

O orgulho é atraso de vida. Pessoas não são perfeitas e não adianta se iludir. O orgulho é ilusão e, como toda, não se realiza. Ou seja, a pessoa não cresce, não amadurece, vive dessa ilusão de ser o melhor.

Beijos e boa semana,

Paula Betzold disse...

no popular... resumidão mesmo... orgulhosos sao burros!!!! amei o texto.. a parte do mar eu tinha lido recentemente numa pesquisa... beijocas!

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

F A N T Á S T I C O O O O O O O O O O O O O O O !! outro daqueles como diz você, de carregar dentro da bolsa (rsrs)
Lindona, bom restinho de domingo para você!
Bjssssssssssssssss

Zezinha Lins disse...

Olá, Denise, vim ler as novidades e te desejar uma Boa Noite e uma ótima semana. Sempre encontro leitura agradáveis aqui no teu blog. Bjos, minha linda.

Tati disse...

Denise, passar por aqui é sempre uma grande oportunidade no meu dia, uma aula, textos para grande reflexão e aprendizado.
Este texto está maravilhoso! Me senti humilde e orgulhosa, tudo ao mesmo tempo. Pensei em coisas que preciso melhorar e até me senti feliz por ver que tem coisas que já estão boas (hehehe). Vou tentando, mas seu blog, a cada dia, torna-se parada obrigatória. Está cada vez melhor. Sua humildade em compartilhar conosco toda sua sabedoria... Grande mulher! Beijos.

Denise disse...

Olá, Ana Lúcia, que bom vê-la!
Pois é, amiga, acho que uma das lições que fica é justamente essa, pq todos podemos evoluir, crescer com as experiências - é legítimo o aprendizado de cada um de nós, envolve empenho e enorme desejo de mudança. Mas cada ser escolhe como, em seu tempo e na velocidade que dá conta.

Boa semana pra vc tb, beijo carinhoso!

Denise disse...

Oi Paula, acho que a cegueira que a gente vive atrapalha o processo de entender as bobagens que faz, o bom é que sempre pode-se mudar, né minha linda?? (a gente tem a vida toda pra melhorar...)

Bjinhos

Denise disse...

Tb achei, Rê...dobra pequenininho que cabe...rsssss

Uma ótima semana pra vc, cheia de alegria e pazzzzzz!!
Bjos

Denise disse...

Obrigada Zezinha, pela delicadeza de tua visita. Fico bem feliz em compartilhar o que sinto ser interessante. Tem coisas que servem pra mim e podem ser importantes pra mais pessoas.
Bons sonhos pra vc, uma semana cheinha de coisas boas e bastante alegria!
Bjos

Cida disse...

Belíssimo texto amiga!

Obrigada por compartilhar conosco.

Infelizmente, me parece que os orgulhosos estão muito ocupados com a vida que gira em torno do umbigo deles, para poderem perceber toda a maravilha da humildade.

Afinal, ter humildade, não é para qualquer um.

Tenha uma ótima semana, e curta o friozinho para tomar um bom vinho tinto, ou então um simples cházinho bem quente, que também é sempre muito bem vindo, não é?...:)

Bjsssss

Cid@

Denise disse...

Nossa Tati, vc tem "mandado muito bem", falou tudo, minha amiga!! O bom é a gente poder se ver e mudar o que não gosta - seguindo os próprios critérios. Fico muito feliz com tua presença, e tenho aprendido muitíssimo com vc! Adoro estar lá no Perguntas...me sinto em casa, e a cada dia mais surpresas vc nos oferece. Uma delícia mesmo!!

Beijos, querida, e uma semana linda pra vc!

Denise disse...

Bom dia, Cida!
Pois é, amiga, essa é uma conquista que parece não ter "fim", pq o aprendizado é contínuo...o exercício da humildade requer, por sí só, a humildade em reconhecer e admitir que dizer ser e ter atitudes de humildade sempre, já é falta dela...a perfeição passa pela intenção do desejo puro, mas nas ações não é tão simples assim...temos que lembrar de não esquecer disso...rs

Vou de chazinho...ou chocolate quente...rs
Bjos e ótima semana pra vc, corujavó!

Regina Coeli disse...

Bom dia minha Menina,
Passar por aqui é muito gratificante!
Sempre existe algo para nos fazer refletir, para deixar interrogações, para nos deixar mais ricos...
Vejo muitas pessoas criticarem com certa veemência a transposição de textos que não são de nossos autoria para nossos BLOGS, afirmando ser essa atitude falta de criatividade...
Não comungo com essa ideia(agora sem acento)pois algo que descobri e considero precioso muitas pessoas ainda não conhecem ou não tiveram a oportunidade de ler.
A partilha faz bem!!!
Obrigada por compartilhar esses tesouros.
Com grande afeto.
regina Coeli

Denise disse...

Regina, tua doce presença deixa uma sensação deliciosa de paz por aqui!
Eu concordo com vc, e não raro "ponho na bolsa" o que encontro por aí, visando compartilhar com mais amigos. É isso mesmo, nem tudo serve para todos, mas a partilha favorece a interação. Quando me deparo com tesouros, penso logo em compartilhar...comungamos dessa ideia tb!!

Adorei tua visita, beijo carinhoso pra você, minha querida!!

ALFA Brazilian Miniatures disse...

Denise...eu não li.

Não li somente...copiei e salvei no email..porque isso é para ser sim disseminado, talves consigamos erradicar os orgulhosos!
bj grande...
smaaaack....
puxa..hoje ainda não consegui uma mesa para sentar...acho que vou ali..par o balcão...passe lá depois para adoçar o suco com seu sorriso...

Denise disse...

O texto é maravilhoso, né Julio?
É uma boa ideia (sem acentooo) enviar por e-mail!

O suco não está azedo, está?...rsrs

Bjoss