“Planto flores no caminho para que não me faltem as

borboletas. Foram elas que me ensinaram que o casulo

não é o fim. É o começo."

Day Anne



31 de mar. de 2010

Feliz Páscoa!!


O chocolate, os ovos, as cestinhas e as pegadas do coelho fazem da Páscoa a festa das crianças.
O simbolismo de tudo isso está sendo esquecido, e as crianças entendem cada vez mais cedo que esses ovos de chocolate que podem escolher o sabor nas lojas especializadas, não são deixados pelos coelhinhos fofinhos que são vendidos nas feiras de animais. Mas pouquíssimos devem saber o significado, a história de Jesus e o que é a ressurreição.
Falta aos adultos o mesmo que acontece no natal: cultivar o valor intrínseco à data. A Páscoa é a festa cristã mais importante do calendário litúrgico, a mais significativa da religião católica, entretanto, é mais fácil encontrar lojas de chocolate lotadas à igrejas cheias de fiéis. Destes, a maioria é de casais e pessoas idosas, a população que ainda guarda a tradição - talvez porque faltem ouvidos jovens para ouvir contar sobre a missa de Lava-pés, a vigília pascal de sábado que ainda acontece em tantas paróquias, a Sexta-feira da Paixão, a missa celebrada no domingo de Páscoa para que as famílias, reunidas, possam celebrar a renovação, a ressurreição de Cristo - e o significado religioso de toda essa prática do catolicismo.
O Papai Noel virou o personagem mais esperado da noite de natal, e o coelhinho - ou o chocolate - a melhor promessa de uma Páscoa gostosa. De fato é, e deve ser uma comemoração feliz, em ambiente de alegria e paz, por tudo que representa.
Que tenhamos presentes esse espírito de renovação, a fé fortalecida gerando a esperança em dias melhores, com saúde para viver a vida no propósito de ser feliz. Alguém deu a Sua a nosso favor...

Feliz Páscoa! Renovemos a energia amorosa capaz de envolver esse planeta!!

19 comentários:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com o teu texto e faço das tuas as minhas palavras.
Estão-se a perder os verdadeiros valores do simbolo que é a Páscoa.

Há que agir!

UMA EXCELENTE PÁSCOA... na luz do Senhor.

Beijinhos.
Maria

Denise disse...

Que prazer te ver aqui, Maria.
Eu faço minha parte, vc a sua, o vizinho a dele, os amigos, e assim começa um movimento, mas parece que para muitos, tem que haver uma ação de grande proporção para propiciar mudanças...o que não é real...

Agradeço e retribuo o carinho!
Feliz Páscoa!
Bjos

Unknown disse...

Óptimo texto.

Feliz Páscoa.

Mari disse...

Denise querida,
Uma Páscoa de luz, paz e amor a você e sua família!
Beijos
Mari

Denise disse...

Grata, Manuel.

Desejo o mesmo, que seja uma Páscoa feliz junto aos seus!

Beijos

Denise disse...

Obrigada, Mari, querida.
Que essa festa cristã renove tudo de bom em vc, e envolva em paz teu supremo querer...

Bjo grande!

Miss Simpatia disse...

Oie Denise...
Estava procurando uma imagem para um dos meus posts e por acaso encontrei seu blog... Amei!

Feliz Pascoa!

Abracao...

Denise disse...

Muitos cantinhos interessantes que nos cativam, a gente descobre navegando.
Que bom que gostou, é um lugar despretensioso, onde compartilho uma parte de mim.
Espero que tenha encontrado a imagem que queria!

Tb desejo que sua Páscoa seja um momento feliz, de renovação, troca de amor e da melhor energia.
Outro abraço pra ti!

ARTUR RICARDO disse...

Antes de mais nada quero parabeniza-la pelo belíssimo blog cheio de sabedoria. Fantástico! É realmente é isso que você fala no texto. Os jovens já não querem saber do verdadeiro sentido da Páscoa e do Natal. Infelizmente vivemos num mundo capitalista e egoista onde o ter tem mais valor que o ser. As pessoas já não param para refletir a vida, e quando param e pra comprar/consumir. somos meros robôs de carne e osso movidos pelo combustivel do individualismo. Desde de já desejo-te uma Feliz Páscoa!!!!

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Exatamente!! concordo em tudo que vc escreveu.Uma grande parte da humanidade precisa se encontrar e outra grande parte estar atenta para não se perder.
Um belo DOMINGO de PÁSCOA de PAZ , HARMONIA E MUITO AMOR!!
Um bjão

Denise disse...

Olá Ricardo. Seja muitíssimo bem-vindo neste universo que mostra um pedacinho de mim. Obrigada pelos observações incentivadoras, eu compartilho o que me toca, e só terá eco se encontrar ressonância em corações sensíveis - tudo o que apreciamos nos revela tb.

Não sei se podemos afirmar que são os jovens que não se interessam pelo sentido dessas comemorações, ou se são frutos dessa sociedade capitalista que mencionou que o tragou, e os mais velhos não conseguiram - por motivos diferenciados - passar-lhes esses ensinamentos como receberam. Fica difícil julgar as ações sem conhecer de perto as (des)motivações da própria manutenção desses valores. Estamos quebrando tantas regras que me pergunto se não houve um descuido maior e nos perdemos nas fronteiras do que abrir mão e do que é prudente preservar, ou apenas adaptar às novas necessidades dos tempos novos.
Gente, está saindo nova crônica aqui...rs

Uma ótima Páscoa pra vc tb, e todos que implicam no renascer que requer esta data. Que junto deles ressurja a fé e a esperança, combustível essencial da perseverança - razão do sucesso de nossas buscas!

Beijos

Denise disse...

perfeita tua intervenção, Rejane.
Amém, então!

De igual forma desejo que teu domingo de Páscoa seja envolto na serenidade que instala a paz ao seu redor. E que renasça em cada coração a disposição renovada de seguir a caminho do propósito dAquele que morreu por nós.
Bjos, querida!

Anônimo disse...

FELIZ PÁSCOA para você, também...

Beijos,

*Mi§§ §impatia* disse...

Oi Denise, tudo bem? Vim agradecer sua visita e seu comentario no blog Templo da Sintonia, adoramos viu? Lá escrevo junto com a minha amiga Neguinha.
Gostaria de aproveitar e te convidar a visitar meus dois blogs pessoais e me seguir caso queira ta?
Adorei seu cantinho e ja estou lhe seguindo para vir sempre aqui.
Feliz Páscoa pra ti e sua familia, beijos.

http://deliriosdamiss.blogspot.com/

http://cantinhodamissrj.blogspot.com/

Denise disse...

Olá, que bom que voltou pra ficar, Miss...vc é uma simpatia mesmo...rs

Vou aceitar o convite tão gentil e conhecer teus cantinhos com bastante calma após o feriado, ok?

Bjos, ótimo domingo!

Anônimo disse...

Pesquisando sobre Jesus Cristo, também encontrei você. Que lindo presente e mensagem (de Páscoa: constante "passagem, renovação") neste dia intern.das mulheres. Que Deus e a Sagrada Família lhe abençoe e a todos nós.

Denise disse...

Me dá uma tristeza quando vejo um comentário, anônimo...nem sei a quem estou me dirigindo, a que estou agradecendo, mas enfim...obrigada pela gentileza de suas palavras, que Deus abençoe a todos nós, sempre!
Um abraço!

Anônimo disse...

Pesquisei sobre Jesus Cristo e também encontrei você. Obrigada pela linda mensagem (Páscoa: "passagem, renovação") neste dia intern.mulheres. Que Deus te abençoe e a todos nós. At.Bere

Denise disse...

Bere...obrigada pela gentileza de voltar, embora eu continue sem saber se vc é um menino ou uma menina, por exemplo...rsrs

Tudo de bom!