“Planto flores no caminho para que não me faltem as

borboletas. Foram elas que me ensinaram que o casulo

não é o fim. É o começo."

Day Anne



15 de nov. de 2011

E de repente essa vontade de um abraço...




Não sei bem quando a saudade chegou, sei que o tempo parou e senti um cheiro, ouvi um riso, e o coração se apertou quando enxergou dentro de si os olhos vivos, brilhando. Imediatamente fechei os meus e mergulhei nas sensações, sentindo a urgência de espremer a distância, de estreitar nos braços o corpo pequeno. Fiquei assim, por longos minutos, como que materializando a cena, até o momento em que, pra minha surpresa, outro corpo se insurgiu, e os meus braços se abriram de novo, e então percebi que estava preenchida daquele calor que só um abraço tem. O tempo parou do lado de fora de minhas emoções, e senti que nesses abraços imaginários (?) estava trocando mais do que o calor físico, muito, muito mais do que a proximidade de corpos supostamente distantes.
Nesse mergulho profundo, muitos outros abraços troquei, a cada um que abraçava, sentia a linguagem própria desse contato que ultrapassa o físico, permitindo que me invadissem o conforto, a maciez, a intensidade, a ternura, a amizade, a sensação maravilhosa de voltar pra casa.
Nesta manhã de feriado que esvazia as horas, pude sentir as ondas de emoção passeando pelo corpo que, cativo dos (a)braços queridos, se fez refém desse momento renovador.
Você também já deve ter sentido que o abraço da despedida é diferente do trocado no encontro, e também que num único abraço cabem as tristezas divididas e as alegrias partilhadas, e que eles enlaçam as vitórias e estreitam o afeto.
Abraçar alguém mostra que realmente nos importamos, que sentimos afeto, que transmitimos carinho, aconchegamos junto aos corpos, infinitas sensações. O abraço mostra confiança, oferece compreensão, protege, acalenta. Abraço forte aplaca o medo, e cúmplice, compartilha segredos. O abraço comemora, parabeniza, junta pedaços e acolhe.
Um abraço carrega energia, transmite calor, derrete o gelo, enxuga lágrimas e afasta tristezas.
Num abraço explodem sentimentos reprimidos, transbordam as emoções escondidas quando expande o bem-querer pelo outro.
O abraço pode ser coletivo, pode ser múltiplo daqueles sentimentos que a timidez evita mostrar. Abraços são silenciosos, ou festivos, barulhentos, efusivos, calorosos, apertados, balançados, de frente, costas e lado!
No abraço tem a entrega, a permissão, o desejo, a carícia, a prontidão. Tem abraço de compaixão, de perdão, com gratidão. Tem amor, tem respeito, tem saudade no laço do abraço.
Abraços falam coisas que as palavras não sabem dizer, e naquele momento parece mesmo que os braços alcançam a alma daquele corpo que tem o coração batendo junto com o da gente.

Melhor do que olho no olho
contando ao outro que ama,
só se der esse recado,
nesse outro abraçado!

E você, já deu um abraço hoje? Se ainda não, não perca mais tempo, e se não tem a quem abraçar neste instante, feche os olhos como fiz, e sinta-se por mim envolvido(a) num terno, amigo, carinhoso abraço!!


34 comentários:

R. R. Barcellos disse...

Não tenho mãos a medir
Pro abraço que quero dar
E a ti retribuir
Esse carinho sem par;
Então, vou só te abraçar
E em meus braços te apertar
Para teu calor sentir.

Abraços, Denise... muitos!

Regina Rozenbaum disse...

Pois fechei os olhos e voei até aí...senti como fazemos lá na Casa com nossos abraços: "coração com coração", ensina Richard. E numa "coincidência" dessas, recebi por imeio essa semana, o que deixo abaixo procê...de um trovador do Paraná:

De repente deu vontade de um abraço.
Uma vontade de entrelaço, de proximidade…
de amizade, sei lá…

Talvez um aconchego que enfatize a vida
e amenize as dores…
Que fale sobre os amores,
que seja teimoso e ao mesmo tempo forte.

Deu vontade de poder rever
saudade de um abraço.
Um abraço que eternize o tempo
e preencha todo espaço
mas que faça lembrar do carinho,
que surge devagarzinho
da magia da união dos corpos,
das auras, sei lá…

Lembrar do calor das mãos
acariciando as costas a dizer… “estou aqui.”
Lembrar do trançar dos braços envolventes
e seguros afirmando “estou com você”…
Lembrar da transfusão de forças
com a suavidade do momento… sei lá…
abraço… abraço… abraço…
abraço… abraço… abraço…
abraço… abraço… abraço…

O que importa é a magia deste abraço!
A fusão de energia que harmoniza,
integra tudo, e que se traduz
no cosmo, no tempo e no espaço.
Só sei que agora deu vontade desse abraço!!
Que afaste toda e qualquer angústia.
Que desperte a lágrima da alegria,
e acalme o coração…
Que traduza a amizade,
o amor e a emoção.
E para um abraço assim
só pude pensar em você…
nessa sua energia,
nessa sua sensibilidade
que sabe entender o por quê…
dessa vontade desse abraço.

Então hoje, não mando beijuuss, entrego meus braços numa rodilha amorosa.

Denise disse...

Tentei recuperar as palavras, Rodolfo...mas por completa opção e entrega ao teu afago, prefiro continuar aninhada nesse abraço apertado...

Denise disse...

O que importa, Rê_amada minha, é a magia desse teu abraço...amo tu!

Tati disse...

Passando aqui para deixar outro Uuuuupaaa! Aposto que avó fofa coruja faz isso quando encontra o netinho!
O abraço físico ainda está aqui, gardado, inchando, que abraço guardado é igual dívida no banco (só que bem melhor), cheio de taxas, cresce que é uma beleza!
Então receba, por enquanto, os juros! Viu aí o saldo no extrato? rsrs Beijos.

Denise disse...

Tati, menina querida sempre presente distribuindo carinho e afeto...amei esse abraço, vc é uma jóia rara!

Vi o extrato, adorei o saldo e me deliciei com os juros!!!
Não vejo a hora de resgatar essa quantia TODINHA...
Abraço imenso, com enorme carinho!

Cristina disse...

Vou fazer como a Rê, fechar meus olhos e voar até você para retribuir esse abraço tão sincero, abraço que chegou na hora certa, me fazendo crer que existem pessoas tão generosas como vc e que se hoje não conseguimos avistar o sol a claridade, com certeza ela virá amanhã, para mim já se iniciou através de seu abraço! Sinta se abraçada!

ju rigoni disse...

Querida Denise, bom voltar à rede e receber esse seu abraço. É linda a sua mensagem! Ouso deixar aqui umas palavrinhas:

E as flores se amassam
em meio ao abraço
que quase sufoca…

Abraço tão apertado…
Nele, a saudade
de quem abraça
e de quem é abraçado.
Quão ansiosos
podem ser os braços!!

Abraço de chegada
com jeito de abraço
de partida.
Abraço que sempre diz:
“Fica!?” -

Abraços genuínos
São folhas e flores
balançando ao sopro suave
da brisa, -
primavera
em todas as estações…
Doces lembranças
que preenchem com poesia
os dias difíceis da vida.

Abraço de verdade
é feito comida de mãe,
primeiro sorriso de filho,
colinho de pai., -
pequenos grandes momentos
repletos de sentimentos.

Amor, paixão, perdão, saudade;
seja qual for a emoção
abraço, cá entre nós,
é íntimo da felicidade…
(2003)

Um abraço gostoso de vovó-coruja para vovó-coruja. rsrs Bjs, querida. Inté!

Tha Boss disse...

Se for possível receba esse abração virtual então, beijão Denise :-)

Milene Lima disse...

Escolheste o dia perfeito pra me dar esse abraço especial... Sabe aqueles dias em que nos sentimos assim, sei lá, sem ter por que? Então.

Não me farei de rogada e vou demorar um tantão aconchegada no seu abraço.

Obrigada.

Beijos, loira linda!

¤BIA¤ disse...

Pra medeiros nao falta nada...diria que ta muuuuiiito melhor ... adorei... beijussssssss

Vivian disse...

Olá,Denise!!

E como é bom dar e receber um abraço!!!Alegra o coração, aquece a alma!!
beijos querida!!Tudo de bom!

RESILIÊNCIA disse...

Denise

Sumido... jamais,
me embriaguei com o "amor", naveguei no seu " o Mar" e aprendi c/ Shakespeare e agora abracei em todos os seus abraços.
um abraço com carinho

Leonel disse...

Denise, como dizem os gaúchos, um abraço "de quebrar costelas", de tão apertado!
E outros!

Guma disse...

Olá Denise

Eu ontem me deitei a pensar nos abraços, no que eles contêm. No vazio de quem os não tem.
Afinal lá no meu canto, é dos kandandos que vivo caminhando.
Sonhei com uma ilha por descobrir onde os nativos se olhavam nos olhos com afecto, calor humano e das palavras desnecessárias que um abraço tem, ganhavam a consciência da pura emoção do contacto como iguais, sensitivos e verdadeiramente humanos.
Dois corações batendo, um de cada lado equilibrando forças, polvilhando o universo de energia contagiante, fazem a diferença.

Abraço é vida tranfegando, é atravessar tanto mar com meu kandando, unindo as margens desse enorme oceano e levar daqui muita paz...

Kandandos com muito carinho.

Cida disse...

Um abração bem apertadinho pra você, amigavó!
:)

Sexta feira (se Deus quiser), estarei abraçando os meus amados.
O filhão está vindo com a família para passar o final de semana aqui.

Bom DEMAIS!!!
:)))

Valéria disse...

Oi Denise!
Lindo o que você escreveu!
O abraço é mesmo tudo isso e muito mais e mesmo assim há desperdício de tempo sem abraços, sem acolhida, sem afeto...
Beijinhos!

Ivana disse...

Eu fiz uma bonita viagem...me senti abraçada com amizade, afeto e segurança. Um abraço é um belo gesto, uma encontro de grandes sentimentos.
Um abraço, Denise.

pensandoemfamilia disse...

Entre os braços o mundo desapareçe e o que fique é a alma reoleta de amor.
Sinta-se abraçada;
bjs

Denise disse...

Poxa Cris, que delicia estender esse abraço pra hj, assim tb eu posso dizer que esse teu carinho fecha um dia perfeito que tive!!
Obrigada pela sintonia e por perceber a importância que tem, pra mim, a intenção de um abraço amigo!!!

Super abraço, querida!!

Denise disse...

Primeiro a Rê a compartilhar de um entrelaço cheio de afeto, amizade, numa fusão de sensações que só um abraço tem - agora vc com teu poema lindo!! Concordo com essa definição maravilhosa que vc deu: o abraço é sim, íntimo da felicidade!!

Engraçado vc reaparecendo num post que fala da saudade...bom demais te ver, Ju!

Abraço gostoso entre vós-corujas!! (ADOREI!)

Denise disse...

Clayton, claro que é, recebido e retribuído com carinho!!!

Denise disse...

Moça querida, a eternidade do aconchego mora num abraço gostoso, né messss??
Adorei esse abraço, retribuo hj e amanhã, e sempre!

Junte um bjo no pacote, Mi...

Toninho disse...

Pois é Denise o conforto de um abraço bem dado é infinito mesmo e trás esta calma e acalanto.Quando mais precisamos de um abraço e ele vem,fica tudo mais lindo e tocavel.O abraço é contagioso.Retribuindo com meu carinhoso abraço de paz e alegrias e bom fim de semana para voce.Bju.

Denise disse...

Bia...vc é suspeita amiga...rsrs

Tudo que vem da alma, toca o coração!
Bjo grande, abraço de Alpha!!!

Denise disse...

Oi Vivian, bota bom nisso, né amiga?!!
Melhor, só se for acompanhado do carinho das palavras amigas!
Abraço GRANDE, querida!

Denise disse...

Oi Ari, abraços tb são uma boa maneira pra matar a saudade...sinta-se abraçado, com carinho, eu estava com saudade!!

Denise disse...

rsrsrs...é bem assim mesmo, Leonel, e são do jeito que eu gosto, abraço com gosto!
Outro pra ti, de uma amiga parnaúcha!

Denise disse...

Guma, que lindo...mas essa ilha já foi descoberta, existem pessoas que olham nos olhos e abraçam com o coração a bater junto ao outro - e esse é o verdadeiro abraço, não é meu amigo?

Teus kandandos singraram os mares e, agarradinhos chegaram a abraçar-me, adorei!!!

Denise disse...

Ai que delícia cida, aproveita a abraça muuuiiito todos esses amores, como eu digo pra meu pequeno, a vó vai ismagáááá voxê!!!

Um lindo fds junto deles, amigavó, bjão!

Denise disse...

É verdade Valéria, há quem deixe de aproveitar essa delícia, eu...dificilmente deixo passar!!...rsrsrs

Um super abraço, querida!

Denise disse...

Penso como vc Ivana, pra mim o abraço carrega e encerra muitos sentimentos - daí sua força e magia, ele se basta, nem precisa da companhia das palavras...estão enrodilhadas nos braços todas elas, falando mais do que conseguiriam, milhões de palavras!
Que bom que vc aproveitou o aconchego de um abraço amigo!!!

Denise disse...

Que lindo, Norma!!! É isso mesmo, o aconchego faz com que nada mais exista...e esse abraço é o que salva a gente!!!
Retribuo, com carinho!

Denise disse...

Toninho, teu abraço chegou em meio às minhas respostas, e o recebo com igual carinho, reconfortada por juntar a paz e feliz com a alegria a enfeitar os dias do fds.
Que seja assim tb pra vc, abração!!