“Planto flores no caminho para que não me faltem as

borboletas. Foram elas que me ensinaram que o casulo

não é o fim. É o começo."

Day Anne



5 de mar. de 2011

O efeito sombra



"...a alma humana é um lugar de ambiguidade, contradição e paradoxo. Toda experiência da vida, que é manifestação da alma, é resultado de contrastes...luz e sombra; prazer e dor; acima e abaixo; à frente e para trás: quente e frio [...] Jung tinha coragem para ver que cada um de nós precisa de um lado sombrio para ser quem somos."

"Nossa alma, esse lugar de contradições, paradoxos e ambiguidade, constantemente luta com dois impulsos: o divino e o diabólico."

"...se continuar reciclando antigas emoções, vai acabar apenas reforçando o passado."


Extraído do livro O efeito sombra - encontre o poder escondido na sua verdade.
Chopra, Ford & Williamson

6 comentários:

Regina Rozenbaum disse...

MISERICÓRDIA, irmigamada, MISERICÓRDIA! Quanto mais vivemos, quanto mais subimos os degraus, quanto mais "vigiamos e oramos" mais percebo que é lição, tarefa, inesgotável! E esses efeitos na blogosfera?! Nesses últimos tempos é onde temos que estar mais alertas, vigilantes... Dê, lindona minha, obriagada pelo carinho e amor! Não "de sempre"...cada dia novo, renovado e maior!
Beijuuss n.c.

Si Fernandes disse...

'... coragem para ver que cada um de nós precisa de um lado sombrio para ser quem somos.'

Reconhecer meus defeitos, aqueles, impublicáveis, é uma forma de me tornar mais tolerante com o defeito do próximo. E acho que a tolerancia é o caminho para o amor.
Beijos.
PS. É SEMPRE UMA HONRA SUA VISITA NO BALAIO.

Denise disse...

Jung estava na vanguarda do que hj está repleto na mídia, Rê...um sujeito à frente de seu tempo, lá na frente do tempo. Não podemos ser luz sem a sombra. Isso é diabólico...rs

De "resto", minha querida, afeto não reprimo mesmo...rsrs
Um enorme abraço, que envolva todos os sentimentos bons e harmonize nossas almas.

Denise disse...

Simone, compartilhemos então a honra da presença, pois tua visita me alegra e honra!
Teu post me levou a "pescar" algumas citações desta obra atual, falando de coisas tão "antigas"...obrigada pelo estímulo!

Um bjo

Taddeu Vargas disse...

Parabéns pela escolha do texto! Descobrir a resposta é coisa trivial, faz parte das escolhas do dia-a-dia. Descobrir a "pergunta certa" é o motivo pelo qual viemos a esse plano. Um beijo enorme, parabéns pelo blog lindo!

Denise disse...

Obrigada, Tadeu - a escolha faz parte do processo de desconstrução de crenças antigas e conceitos sabotadores. Só tem um jeito de aprofundar essa busca, é mergulhando no entendimento, então o procuro, sistematicamente - mas disso vc tb sabe, não é?

Fico feliz com tua presença aqui, muito obrigada pelo comentário carinhoso.
Um bjo!