“Planto flores no caminho para que não me faltem as

borboletas. Foram elas que me ensinaram que o casulo

não é o fim. É o começo."

Day Anne



21 de mai. de 2010

Covórujar

A expressão covórujar surgiu da descontraída sensação do que representa estar com meu neto, cuidar dele, apreciar cada sorriso que a boquinha desenha e ilumina aquele rostinho lindo e tão amado por todos nós.
Eu já intuía que seria uma avó bem coruja porque amo crianças, e imaginava que um neto seria mesmo um motivo incomensurável de levar meu afeto, os cuidados e tudo mais que ele quisesse...rs.
Bom, acho que subestimei um pouco o potencial desse meu amor de vó, e penso assim observando a mim mesma e à capacidade de permanecer por horas junto dele, não me ocorrendo cansaço, fome ou sono. Nada parece suficientemente grande para que eu decida “trocar” pelo tempo em que fico covórujando aquele pedacinho de gente, que manda nos meus desejos e dirige parte dos meus sonhos, inclui-se nos meus projetos futuros e arromba o meu tempo presente, apoderando-se da maior parcela do dia em que esteve junto comigo.
Ser avó é, de longe, um adorável ofício, que segue a trajetória da mãe que consegui ser, comprometida com esse amor de uma maneira totalmente entregue. Covórujar é deixar impresso na memória afetiva de meu neto este amor que hoje, é apenas dele. E dele, este será para sempre, porque cada neto - tal qual cada filho - tem dedicado a si o meu único amor, aquele que lhe cabe! Mas quando ele vir fotos e filmes, lembrar de vozes, canções, cheiros e expressões amorosas, saberá contabilizar-me entre os seus tesouros pessoais. Vou aproveitar esta lição primeira, aprender como ser a avó que ama e demonstra esse amor de todas as maneiras que sabe – e das que desconhecia. Covórujar é minha maneira de mostrar o amor que transborda deste coração, que explode quando seus olhinhos me procuram – encontram e recepcionam com um largo sorriso! - é viver em plenitude a condição com que tanto sonhei: ser avó!

10 comentários:

Anônimo disse...

Oi Denise,

Que delícia ganhar um sorriso de um bebê..., ainda mais quando se é de um netinho lindo..., como no seu caso.

Covórujar deve ser muito bom...!! Você merece cada instante junto a ele...

Beijos, bom final de semana e obrigada pelo mimo,

Cida disse...

M A R A V I L H O S O !!!

Me reconheci em cada palavra sua.
Ser avó é mesmo tudo de bom!

E viva os nossos netos, que nos apresentaram a uma felicidade até então desconhecida pela gente!
Que Deus abençoe a eles, e ao nosso tão grande amor por eles.

Beijo grande da amigavó

Cid@

Anônimo disse...

Amiga, ser avó é tudo de bom! Aproveite BASTANTE!!! Tenho dois netinhos: uma menina com 8 e um menino com 2. Meu Deus, são meus tesouros, minhas alegrias. Nos findis eles vem passar conosco e querem dormir com "a vó". Já viu, meu marido vai direto pro sofá (que tivemos que colocar no quarto). Mas ninguém se importa, tudo é alegria. São tempos muito bons, muito gratificantes. A gente tem mais é que curtir nossos netinhos!!! Vivam as vovós!! Bjsssssss

Denise disse...

Ele é um encanto Ana Lúcia, e te asseguro que não tem aí nenhum exagero da vó apaixonada por aquela carinha linda...rs

Que bom que gostou do mimo.
Bjos e um ótimo fds pra vc tb!

Denise disse...

é verdade Cida, achava que amor de mãe esgotava um pouco a capacidade de amar tanto, de novo...descobri que não só é possível, como é muito forte, intenso e maravilhoso esse amor...a melhor parte da gente se revela.

Bjao pra vc tb!

Denise disse...

Viva nós, as avós, Marli!!
Eu estou aproveitando tudo que é possível, e adorando. É gostoso isso que vc relata, sei que terei momentos encantados com este e os outros que vierem.

Um ótimo fds pra vc, querida.
Bjos

Teresa Cristina disse...

Oiee Vovó coruja....que Deus te abençõe por tds estes momentos em tua vida!!
bom fds!!
Bjss♥

Denise disse...

Oi, Teresa, tudo certinho? Eu te agradeço o carinho, estou curtindo muito esse presente de Deus.

Bom domingo...bjo com enorme carinho.

ALFA Brazilian Miniatures disse...

que liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiinnnnnndoooooooooo


agora eu fiquei com vontade de pegar...rs....

caramba!...que fofinho...aahhhh...

olha...preciso de um suco...maracuja com manga...

queeee coisiiiiinhaaa...

agora te entendo mais ainda...rs...meeeeeeeesmo.

Denise disse...

rs...não sou apaixonada sem motivos, né?...espera os teus chegarem pra vc ver...a gente se rende de bom grado...olho pra ele e digo: a vovó tá perdida, com essa carinha, vc vai fazer de mim o que bem quiser (e vai mesmo!)...rsrsrsrs