“Planto flores no caminho para que não me faltem as

borboletas. Foram elas que me ensinaram que o casulo

não é o fim. É o começo."

Day Anne



23 de fev. de 2010

Borboletas


Como boa curiosa, fui buscar alguns entendimentos.
Se tudo tem um significado, qual é o da borboleta? por dedução, é fácil concluirmos estarem associadas à liberdade - voo - mas como todas as culturas desenvolvem suas raízes no saber de seu povo, se pesquisamos coisas simples, como significados, encontramos referências em todas as civilizações.
Alma ou Psyché é o mesmo que Borboleta no antigo grego. Ela simboliza a alma imortal ao nascer rompendo o casulo, representando assim com muita clareza, a auto-transformação. Se considerarmos a implícita simbologia, faz todo sentido, e as etapas de seu nascimento, fortemente associadas à liberdade, evidenciam a tendência que temos em nominar as coisas, criar significados como para concretizar o entendimento e conseqüente aprendizado.
Os egípcios acreditavam que quando deixava o corpo, a alma tinha o formato de uma borboleta.
Já os astecas viam na borboleta o sopro de vida que exalava da boca dos mortos, pois estava associada a uma divindade. Esse símbolo é metafórico, pois representa o renascimento - saída do túmulo (casulo) para outra vida. Este é também o entendimento dos orientais, que associam o ciclo vital - sair do mundo dos mortos para o dos vivos. Eles também defendem a idéia de que borboletas junto de flores prenunciam felicidade, e se estão aos pares, sinalizam casamentos felizes. Se forem coloridas e diurnas, o prognóstico é de acontecimentos alegres no futuro, contrariamente às mariposas, que anunciam a infelicidade. No Japão, as borboletas são espíritos viajantes, e se aparecem trazem a mensagem de um visitante chegando ou da morte de um parente.
As borboletas representam longa vida no Vietnã, mas esse fato também se explica pela pronúncia fonética muito semelhante das palavras "longevidade" e "borboleta."


"A felicidade é como a borboleta:
quando a perseguimos nos escapa;
quando desistimos de persegui-lá, pousa em nós."
Provérbio Chinês

10 comentários:

Anônimo disse...

Esse blog é simplesmente: MARAVILHOSO!
A música, as cores, o texto, as frases... Ahhhhh, quanta formosura e páz... Lindo! Parabéns, querida!

Denise disse...

Muito obrigada, lamento apenas não poder saber a quem estou agradecendo as observações tão gentis.

Abraço.

Anônimo disse...

Olá, Denise... Vendo que respondeste meu singelo comentário anonimo, senti imensa vontade de apresentar-me... Hehe... Me chamo Elines e sou Cirurgiã-Dentista. Sabe, um blog como o seu, o qual eu encontrei por acaso, transmite sem modéstia, tanta páz, tantos sentimentos bons, que já o encaminhei a várias amigas... :D
Bom, é isso... Parabéns, amada... Que seus dias sejam sempre iluminados e que vc continue encontrando sempre inspiração para continuar escrevendo... Beijos!

Denise disse...

Oi, Elines, muito prazer!
Tinham 4 comentários "aparentemente" iguais, então selecionei 3 para apagar - o blogger às vezes faz das suas - e só quando cliquei (tarde demais!!) percebi que um dos comentários continha seu nome, e não "anônimo"...como foi o que ficou (este), aguardo vc usar sua identificação em algum outro comentário que venha a fazer.

Foi por lógica, desculpe a falha...
Fico muito grata pelas tuas palavras tão carinhosas. Venha sempre que desejar, eu vou compartilhando aquilo que produzo, ou que em toca. Se vc gosta, fico feliz.

Ótimo domingo.
Bjos!!

Glauce disse...

amei o seu Blog,adoro borboletas muito lindo,nem encontro palavras arrasou....!

Glauce Maura

Denise disse...

Oi Glauce, que pena que não tem acesso a teu perfil (ou que não possui um blog)pra que eu pudesse te conhecer, mas obrigada pelas palavras elogiosas, eu adoro o significado da borboleta, além da esplêndida diversidade da sua espécie.
Um abraço!

aline disse...

Amei a foto do vestido de borboleta q vc postou e principalmente dos significados simples e esclarecedores sobre borboleta. Parabens:D

Denise disse...

Oi Aline, te procurei pra agradecer e conhecer vc, mas talvez não tenha blog - então deixo aqui meu OBRIGADA e um bjo de boa noite!

Valeria Marteleto disse...

Lindo o seu blog lindo as suas borboletas, tbm sou encantada por boboletas, meu blog tem o fundo de borboletas

Denise disse...

Olá Valeria, eu as vejo como símbolos fortes de transformação.

Venha sempre que desejar.
Bjo