“Planto flores no caminho para que não me faltem as

borboletas. Foram elas que me ensinaram que o casulo

não é o fim. É o começo."

Day Anne



17 de dez. de 2007

Crescimento

É comum ouvirmos que crescemos na dor. Algumas vezes eu mesma afirmei isso, considerando que nos momentos mais difíceis mergulhamos mais para dentro de nosso "eu", e esse conhecimento mais consciente nos faz ver e sentir tudo que precisamos conhecer melhor acerca de nós mesmos.
Mas também pelas mãos do amor crescemos. Amar é um verbo que convive com tantos outros, em estreita relação, e todos convergem para um crescimento rico e prazeroso. E amar em todos os sentidos e direções, envolvendo parceiros, filhos, familiares, amigos e ao próximo.
Quando amamos, respeitamos, admiramos, cuidamos, compartilhamos, acarinhamos.
Respeitar é o ato magnânimo que precede as boas relações, pois implica em aceitação do outro e suas diferenças, além das atitudes que aprovamos.
Admirar é o resultado da percepção e da observação das virtudes e ações praticas pelo outro, que despertam um contemplativo e franco desejo de conviver e aprender.
Cuidar daqueles que amamos significa reunir apego, generosidade, afeto, desprendimento, preocupação e dedicada vigilância.
Compartilhar é ceder espaço, é dar e receber, ouvir e expressar, dividir e somar, desculpar e reconhecer, é trocar experiências, compreender e considerar e reconsiderar. Compartilhar é participar ativamente da vida do outro, acolhendo-o totalmente na sua.
Acarinhamos com gestos, ações, palavras e sentimentos.
E todas essas formas de amar nos propiciam crescer, aprendendo com nossos pares, pois somos na essência, seres em relação.
E atentar para todos esses fatores nos faz perceber com clareza que crescemos tanto pela dor, como provavelmente, ainda mais pelo exercício do amor.
Concluo, portanto, que crescer é um verbo conseqüente de...viver!

♥ Denise

2 comentários:

Quando a vida dentro de mim se tornou possivel disse...

Não tem jeito ,olha eu aqui de novo!!kkkkkkkkkkkk
Desta vêz, vim abrir teu baú com a certeza de encontrar inúmeros tesouros-e encontrei!!
Vou vasculhá-lo mais vêzes!!
Bjãooooooooo

Denise disse...

Vc tá lendo de trás pra frente, Rê???...rsrs

Boa viagem pelos meus escritos, minha amiga querida!
Bjo grande!